Perfilagem ótica

É executado com um equipamento de conjunto de perfiladores óticos possibilitando a realização de filmagens das paredes internas do poço. Isso de forma lateral e horizontal, a partir de uma microcâmera 360° à prova d’água com um contador para aferir medidas de revestimentos e profundidade final do poço.
A realização da perfilagem ótica em um poço está ligada à sua manutenção, fornecendo, informações diretas dos processos que estão ocorrendo no seu interior.

Essa metodologia pode ser aplicada em poços revestidos ou parcialmente revestidos, contento seções filtrantes ou exibindo rochas sãs, possibilitando a caracterização de suas diversas particularidades.

Como a presença de fraturas, dobras e variações litológicas, facilitando a obtenção de inúmeras informações e geração de produtos.

A PERFILAGEM ÓTICA PERMITE:

  1. Elaborar perfis construtivos: o qual irá demonstrar todas as características do poço, a exemplo, diâmetros, quantidade especifica de revestimento e tipo de litologia e possíveis fraturas nas rochas;

  2. Observar as características hidrodinâmicas: identificar, por exemplo, as entradas e saídas d’água, seja por meio de filtros ou fraturas;

  3. Observar materiais estranhos: pode-se identificar qualquer item estranho ao poço, como a presença de ferramentas e fios retorcidos auxiliando uma possível pescaria desobstruindo o poço e reativando;

  4. Realizar diagnósticos subordinados: devido aos processos naturais, as colunas de revestimento podem ser rompidas. Assim, a perfilagem é uma ferramenta auxiliar na inspeção do poço identificando o problema e auxiliando na melhor solução.

Contato

Rua Jordalino Pietro Bom, 122 CEP 13348400 Bairro Jardim Morada do Sol – Indaiatuba/SP